ATIVIDADES ESPECIAIS

A Mostra Mundo Árabe de Cinema reforça um de seus mais importantes objetivos, que é fomentar espaços de encontros e debates com diretores do Mundo Árabe, Latino, ou que dialoguem com a temática árabe. O olhar cuidadoso sobre as estéticas e questões levantadas por cada um dos filmes a serem exibidos suscita importantes debates e amplia horizontes.

Este ano teremos a honra de receber os diretores: Atef Ben-Bouzid, Cristian Pirovano, Fernando Romanazzo e Omar Barros Filho, com os quais promoveremos sessões seguidas de conversa e mesas redondas. A Mostra contará também com uma sessão especial do Cineclub com café-da-manhã seguido de filme.

 

ABERTURA

CineSesc, 08/08, 20h30

Exibição do filme Wajib - Um Convite de Casamento, da premiada cineasta e poeta palestina AnneMarie Jacir, com a presença do diretor Omar Barros Filho.



BATE-PAPO COM O DIRETOR OMAR BARROS FILHO

CineSesc, 09/08, 19h

Centro Cultural Banco do Br asil, 10/08, 18h (debate)

Exibição do filme A Palestina Brasileira seguida de conversa com o diretor Omar Barros Filho sobre identidade, vivências e resistência dos palestinos.

 

 

BATE-PAPO COM OS DIRETORES FERNANDO ROMANAZZO E CRISTIAN PIROVANO

CineSesc, 14/08, 19h

Centro Cultural Banco do Brasil, 15/08, 19h (debate)

Exibição do filme Yallah! Yallah! seguida de conversa com os diretores argentinos Cristian Pirovano e Fernando Romanazzo sobre a produção cinematográfica árabe latina e seu recorte contemporâneo palestino.

 

 

DEBATE COM O DIRETOR ATEF BEN-BOUZID

Centro Cultural Banco do Brasil, 18/08, 18h

Exibição do filme Cairo JazzMan - O Ritmo de uma Megacidade seguida de conversa com o diretor Atef Ben-Bouzid sobre a cenaartística e musical do Egito pós-Primavera Árabe.

 

 

CINECLUB MUNDO ÁRABE

Cinema Reserva Cultural São Paulo, 26/08, 9h30

Café-da-manhã seguido de exibição do filme Boa Sorte Argélia, de Fami Bentoumi, em parceria com a Aliança Francesa e encerrando o ciclo especial do CineClub dedicado ao cinema Árabe.




CONVIDADOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

Atef Ben-Bouzid

Jornalista, diretor e produtor. Vivendo em Berlim há 20 anos, trabalhou para meios de comunicação alemães e internacionais e se especializou nas áreas de esportes, música e sociedade. Em 2016 dirigiu e produziu Cairo JazzMan, que estreou na 46ª edição do International Film Festival Rotterdam em 2017.

 

Cristian Pirovano

Cristian nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1978. Estudou Sociologia na Universidade de Buenos Aires (UBA). É co-fundador, editor de fotografia e fotógrafo da revista Músicas del Mundo. Desde 2007, realizou várias viagens ao redor do mundo a fim de retratar tudo que vivenciou com uma história. Pirovano fotografou a complexidade da vida cotidiana na Palestina e seus arredores, resultando em uma exposição fotográfica itinerante. Como membro da Aqueronte Producciones, dirigiu ao lado de Fernando Romanazzo o documentário Yallah! Yallah!.

 

Fernando Romanazzo

Fernando nasceu em 1977, em Buenos Aires. Ele estudou Design de Imagem e Som na Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalhou na Ludovico Producciones e fundou a Aqueronte Producciones, em 2007. Produziu e dirigiu vários documentários, curtas-metragens, videoclipes e spots publicitários. Romanazzo produziu e dirigiu o documentário De Los Barrios, Arte (2009), além de ter filmado o curta-metragem Pasamontaña (2005). Como membro

da Aqueronte Producciones, dirigiu ao lado de Cristian Pirovano o documentário Yallah! Yallah!.

 

Omar Barros Filho

Gaúcho, diretor cinematográfico, roteirista e jornalista agraciado com o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos. No cinema dirigiu Adios, General (1986), média-metragem em 16 mm premiado no Rio Cine Festival e apresentado como hors-concours no Festival de Gramado. Dirigiu também o documentário de longa-metragem A Palestina Brasileira (2017), filmado no Brasil e na Palestina.

 

DEBATEDORES

 

DEBATE COM O DIRETOR OMAR BARROS FILHO

Centro Cultural Banco do Brasil, 10/08, 18h

Gabriel G. Bonduki

Produtor cultural. Membro do Núcleo de Cultura Árabe do Esporte Clube Sírio, e Conselheiro do Instituto da Cultura Árabe. Com formação em Cinema pela ECA-USP, e atuação multidisciplinar em diversos projetos, está na Mostra Mundo Árabe desde sua primeira edição.

 

DEBATE COM OS DIRETORES FERNANDO ROMANAZZO E CRISTIAN PIROVANO

Centro Cultural Banco do Brasil, 15/08, 19h

Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos

Professora de História do Cinema do Curso de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: cinema, estética, ética, artes plásticas e política.

 

DEBATE COM O DIRETOR ATEF BEN-BOUZID

Centro Cultural Banco do Brasil, 18/08, 18h

Leonardo Khedi

Leonardo Kehdi é produtor do IN-EDIT BRASIL - Festival Internacional do Documentário Musical, com 10 edições realizadas em São Paulo, e do projeto É NÓIS NA FITA - Curso Gratuito de Cinema para Jovens, atualmente em sua 5a edição. Produziu os documentários "Constantino" (2012), lançado na 7a Mostra Mundo Árabe de Cinema, e "Como Fotografei os Yanomami" (2018), ambos de Otavio Cury.